loading...

Nascida para pagar


Depois de muito pensar, resolvi escrever ou seja voltar a escrever, pois já escrevi muito, desta vez sobre o tema de: para que nascemos? Claro, que como eu e muitas outras pessoas, a nossa passagem por este mundo dá-me muito que pensar: em coisas boas, menos boas e más.

Vimos ao mundo, não necessitando para isso de pedir a ninguém: simplesmente nascemos. Uns nascem nos chamados berços de ouro, outros quase em cestinhas. Mas nem por isso deixámos de percorrer o nosso caminho: bebés, crianças, adolescentes, adultos e finalmente idosos. Como nunca ninguém sabe qual vai ser o seu caminho, muitas vezes os que nascem em berços dourados, tem mais tarde uma vida simplesmente banal e, muitas vezes cheia de controvérsias, trilhando caminhos muito tortuosos, dos quais dificilmente conseguem sair, talvez porque sempre lhes resolveram todos os problemas. São raras as vezes que conseguem o sucesso sozinhos. Os outros, os tais que viram a primeira vez a luz em cestinhas, quanto a mim têm mais facilidade em ultrapassar as agruras da vida e têm muitas vezes a grande força de vencer. Têm efectivamente toda a força do mundo para alcançar grandes vitórias e sobreviverem no meio deste mundo cão.

Quanto ao título do meu artigo, pensem comigo: uma das razões para que nascemos é pura e simplesmente para pagar. Os mais necessitados vivem desde muito novos a palavra “pagar”. Dificuldades para pagar os estudos, o vestuário, enfim tudo o que necessitam para viverem cm o mínimo de dignidade, e muitas vezes até a alimentação. De muito pequenos começam a ouvir os pais a falar da falta de dinheiro. Já adolescentes, mais conscientes, continua a palavra “dificuldades”. E é o tal aperto de coração. Adultos, casam têm filhos, trabalham e é aí que começa verdadeiramente a consciência que nascemos para pagar.

Quase todos os dias no nosso pensamento há a preocupação de qualquer coisita para pagar. Este verbo ocupa a nossa cabeça mais de cinco horas diárias. É de facto um desgaste. E não nos basta o pagamento para hoje, como somos um povo cinzento, já estamos a pensar no pagamento para o próximo dia e quantas vezes os da próxima semana. Tudo isto a juntar os problemas do trabalho, dos filhos, da casa a velha frase “o que vou fazer para o jantar”, com a mínima despesa possível, a nossa cabeça fica um turbilhão que não nos deixa viver com a mínima qualidade de vida.

Há efectivamente uma solução, que também se tem de pagar, mas que dá resultado: a terapia. E foi de facto o que há uns anos resolvi fazer.Tinha que aprender a conviver com todos os assuntos diários, sem o “capacete” de ter nascido para pagar e resolver todos os tumultos: uns que temos, outros que vamos criando, talvez porque, sem nos apercebermos, queremos ser uns sofredores.

Dizia Mahatam Ghandi : nas grandes batalhas da vida o caminho para a vitória é o desejo de vencer.

Escrito por Maria Cruz | Foto: Wallpapersxl.com
Nascida para pagar  Nascida para pagar Reviewed by Emotiva Memória on 20:03:00 Rating: 5
Com tecnologia do Blogger.